segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

A PESSOA, A MULHER, A NEGRA

                                                        Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

            Eu estive pensando no que me disseram certa vez, que o negro é o culpado da sua escravidão. O que tem lógica nisso tudo. Mas a geração atual o que tem haver com os erros de nossos antepassados?
Vamos entender um pouco sobre escravidão. Ela teve início na África. Coisa de tribo. Una tribo dominava a outra e esta tribo vencedora tinha o direito de escravizar os habitantes daquela aldeia. Porém não eram maltratados.
            A escravidão é um tema complexo assim como o racismo. Não dá para dizer que o negro é o maior racista por essas questões, ou dizer que Clarisse Da Costa é racista por abordar esses assuntos. A questão em ser negro neste país é que somos em número a minoria ocupando os espaços. 
            Agora não falando de mim, até mesmo porque não quero me passar por vítima, vou falar da população negra. Certa vez me disseram que o negro se vitimiza e envergonha a si mesmo usando o sistema de cota. Mas esse é o sistema do Brasil, espaços têm, porém são pra poucos. A diferença é gritante até entre o homem negro e a mulher negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário