terça-feira, 1 de agosto de 2017

ESPERANÇA GARCIA

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

            A esperança requer perseverança e segundo Wikipédia, é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos com eventos e circunstâncias da vida pessoal. E não por acaso Garcia tinha como primeiro nome Esperança. Negra escrava viu na sua capacidade de ler e escrever a sua esperança. Ela cansada dos mais tratos que sofria escreveu uma petição.
            Tudo começou quando Esperança Garcia fora escravizada confiscada e isso aos padres jesuítas, expulsos dantes pelo Marquês de Pombal. A força a levaram Esperança para a Fazenda Algodões, perto Floriano. A mesma esperança, segundo Wikipédia é uma das virtudes teológicas do cristianismo. Segundo este, por meio desta virtude, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna é o Reino de Deus como felicidade. Mas nesse caso me refiro a uma pessoa, escrava. Como falava Esperança Garcia foi levada a força para uma Fazenda, perto de Floriano, enfim, uma Fazenda em Nazaré do Piauí.
            Em alguns meses depois, exatamente seus de novembro de 1770, a escrava escreveu uma petição a seu favor para o Presidente da Província. Na carta relatou os maus tratos que ela e seu filho sofriam na Fazenda Algodões, para tamanho espanto de todos, pois o que se sabe é que naquela época negro algum tinha direito ao ensino básico e quem fosse pego a ensiná-lo era preso ou processado.


(Fragmento do livro Negras Guerreiras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário