quinta-feira, 1 de setembro de 2016

NEGROS NO SUL

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

Negros no Sul não é uma utopia, ou uma fábula. A presença em grande número de Alemães não inibiu sua existência. A existência de negros no Sul é fato, principalmente em Santa Catarina.
Só que alguns fatos são ocultados, como se o passado não tivesse vida.
Mas o passado é sim cheio de vida. Seus resquícios e labirintos ocultos irrita, revolta, fere a ponto de muitas histórias ficarem escondidas com o desejo de destruí-las.
O que bem sabemos é que é impossível, sempre têm alguém pra nos contar o que está sendo ocultado. Como o achado de africanos em Itajaí. Até ontem, sabia-se que sua existência tinha acontecido só em Florianópolis, São Francisco do Sul e Laguna. No entanto, José Bento da Silva mostrou o que estava nas entrelinhas. Ele encontrou  referências à presença de africanos. Estes cruzaram o Oceano Atlântico chegando à Itajaí. Uma cidade portuária de Santa Catarina.

Naquele tempo, século XIX, os negros eram tratados como mercadorias, cada um tinha seu registro que o qualificava. Nele continha  informações não usual nos dias de hoje, até mesmo porque somos gentes e não objetos. As referências eram o estado civil, qualidades, defeitos e origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário