segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A GAROTINHA QUE CONHECI…

Por Humberto Pinho da Silva (Vila Nova de Gaia, Portugal)

Quando me via, atirava-me um olhar pleno de admiração; e, enlaçando com frágeis bracitos, o meu pescoço, enchia-me de doces beijinhos.
Era pequenina, de tez cor de centeio, daquele centeio moreno, que só se encontra em morenas terras de Trás -os -Montes.
Tinha olhos castanhos-escuros; lábios rubros, como cerejas, sempre húmidos; narizinho curto, levemente achatado; e sedosos cabelos, claros, com belos reflexos de oiro velho.
Trazia - quase sempre, - vaporoso vestidinho branco, imaculadamente branco, de meia-manga, com leve renda, igualmente branca, nos bordos.
Parecia uma princepezinha moura; princepezinha encantada, que encantava todos, com o olhar terneroso e feiticeiro.
A seu pensar, eu era uma figura misteriosa. Aparecera do nada. Viera de longe, de longe paragem; de cidade banhada pelo imenso oceano; oceano que ela mal conhecia…
Mas alguém, que logo compreendera, que podia confiar. Abrir o pequenino coração, ansioso de ser amado, e quiçá, de amar.
E, no entanto, a diferença de idade, sendo colossal… não nos apartava; ao invés: aproximava-nos, ainda mais; permitindo afectos, sem malícia humana; sem reprovações hipócritas, de línguas linguareiras.
Sempre que nos encontrávamos – e eram tantas vezes! … – sempre havia novidade para narrar e mostrar.
Tudo nos servia de conversa…; até simples infantilidades! …. E se a boca se fechava, nossos olhos indiscretos, falavam em silencio, e cruzavam-se e recruzavam-se: em felizes e festivos, sorrisos amorosos.
Na minha já longa existência, nunca possui tamanha amizade. Amizade de menininha que despertava para a vida. Vida, que ainda podia contar pela mãozinha rechonchuda….
Deus ofereceu-me essa amizade infantil, muito antes de possuir a minha própria criança: carne da minha carne; sangue de meu sangue…
Quando a velhice chega, e a tarde adormece, na luz ensanguentada do crepúsculo, que antecede a morte, a memória, acorda para o passado; para passado que passou, e nos persegue sempre, como sonho, que entristece e alegra.
Vejo, agora – com nitidez que me confunde –: cenas, diálogos, companheiros de brinquedo de outrora, como se fossem crianças; como se tivessem: as mesmas linhas juvenis, a mesma graciosidade, os mesmos gestos imprecisos, as mesmas expressões interrogativas…
Por sortilégio, que desconheço, todo o passado nasce e renasce dentro de mim, como se nada houvesse mudado; então, no meu rosto envelhecido, nos meus lábios descorados, aflora a sombra de um sorriso: sorriso do passado, sorriso de saudade…
Hoje, lembrei-me dessa garotinha, que se sumiu no mundo, como se sumiram, um a um, todos os meus lindos sonhos de meninice; mas que, para sempre, ficaram retidos, na retina, como lembrança saudosa, ainda que esfumada, de velhos tempos, que, inseguro e hesitante, buscava um novo rumo, ainda incerto, para a minha vida; então: triste e solitária; plena de ilusões e fantásticas fantasias…


Nenhum comentário:

Postar um comentário