sábado, 1 de novembro de 2014

COMUNICADO DA ATL/DF

Comunicado da Academia Taguatinguense de Letras:
Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Distrito Federal - Lei 5159/13, Decreto 35549/14


Ato de Vandalismo Contra a Academia Taguatinguense de Letras no Dia do Livro
Nº Ocorrência: 90149/2014 - DICOE
Nº Recibo: 3035909689

Informamos às autoridades constituídas, aos acadêmicos e ao público-leitor, que a Academia Taguatinguense de Letras sofreu mais um grave atentado de vandalismo, na calada da noite, de forma covarde, por pessoas ainda não identificadas, bem similar aos atentados da época autoritária. Pularam a cerca do Espaço Cultural de Taguatinga, arrombaram o alambrado, invadiram  o espaço da Academia, danificaram os murais, jogaram  no chão e arrancaram e rasgaram documentos e informes da entidade, subtraindo nosso material de divulgação, que desapareceu do local. Destaca-se entre o material desaparecido cópia da Lei 51159/13, aprovada  pela Câmara Legislativa do DF e sancionada pelo GDF, que tombou a Academia Taguatinguense de Letras como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Distrito Federal e também cópia do decreto 35549/14, que fixa a sede da Academia no Espaço Cultural de Taguatinga - CEMEIT, além de fotos e textos.
Lamentamos o ocorrido na Capital da República, em pleno Estado Democrático de Direito e pedimos o apoio das autoridades constituídas e  providências no sentido  de protegerem nossos pensadores e escritores, o importante  Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do DF, constituído de mais de sete mil livros, documentos históricos, jornais, revistas e a maior coleção de livros publicados por autores do Distrito Federal, do Entorno e da Região Metropolitana do DF e do Planalto Central do Brasil.
Tem gente incomodada com o bom trabalho da Academia e que quer cercear a  liberdade de expressão e a democratização do conhecimento.
O fato foi comunicado à Administração de Taguatinga, à Secretaria de Segurança Pública do DF, aos acadêmicos e aos frequentadores da ATL.
Atenciosamente,
Gustavo Dourado
Presidente da Academia Taguatinguense de Letras
Emanuel Lima
Tesoureiro da Academia Taguatinguense de Letras

Rubens M. Cruvinel
Diretor Jurídico da Academia Taguatinguense de Letras
Emanuel Lima
Tesoureiro da Academia Taguatinguense de Letras

Rubens M. Cruvinel
Diretor Jurídico da Academia Taguatinguense de Letras
José Bezerra de Melo Filho
Secretário Ad Hoc da ATL


Nenhum comentário:

Postar um comentário