quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TROVAS

Por Gislaine Canales

Aquela ponte que unia
nossas vilas ribeirinhas
une, ainda, por magia,
tuas saudades e as minhas.

Sou tão triste e tão sozinha,
que o eco do meu lamento,
desta saudade tão minha,
escuto na voz do vento!

Um mundo melhor...queria,
para deixar aos meus netos,
onde imperasse a alegria
numa transfusão de afetos!

É de ternura o momento
em que o Sol sorri do espaço,
se faz vida e sentimento
e lança ao mar seu abraço!

O mar é o mais doce amante
pois não cansa de beijar,
num lirismo alucinante,
toda a praia que encontrar!

Quero cantar pelo espaço
e, nas estrelas, rever
todas as trovas que eu faço.
Trova é prece em meu viver!
A mistura de mil cores
e toda a luz do universo,
mais o perfume das flores,
desejo pôr no meu verso.

Eu quero poder cantar
meus versos aos quatro cantos,
e assim, talvez, transformar
em risos, todos os prantos.

Sozinhas nas madrugadas,
donas do mundo e da lua,
nossas mãos entrelaçadas
seguem juntas pela rua!

É contrastante a ironia,
nesta verdade contida:
lindo o entardecer do dia,
triste o entardecer da vida!

Vivemos juntos, mas sós,
nossa solidão somada,
fez de ti, de mim, de nós,
a soma triste do nada!

Hoje estou triste, alquebrada,
sem amor, sem alegria,
mas prossigo a caminhada...
Amanhã é um novo dia!

Nosso romance de amor
começou bem diferente...
Foi nosso Computador
que aproximou mais a gente.

Nunca mais fiquei sozinha,
pois na Internet eu namoro,
e essa solidão que eu tinha
não mora mais onde eu moro!

Lutemos pela conquista
da paz mundial no universo,
numa guerra pacifista,
usando as armas do verso!

Sobre a autora:
Gislaine Canales nasceu em Herval - RS - BR, em 20/04/38. É Presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT), e Cônsul do “ Movimiento Poetas Del Mundo” em Balneário Camboriú, SC. É Bacharel em Pedagogia e Licenciada em Didática, além de poetisa, trovadora e glosadora. Participou de 42 Antologias Poéticas e dois Dicionários de Poetas. É Acadêmica-Fundadora da Academia Virtual de Letras Luso-Brasileira (AVLLB), ocupando a Cadeira nº 006 , cujo patrono é Adelmar Tavares. Patrona da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE) e membro da Academia de Letras de Balneário Camboriú, SC, ocupando a Cadeira nº 29, que tem como patrono Olavo Bilac- Publicou os livros "Glosando Trovas” em 1987 (Esgotado) e “Tênis de Sextilhas”, em coautoria com Delcy Canalles. Em preparo: "Glosando Trovas II" e Poesias-(Em Português e Espanhol) Livros Virtuais: “Glosas Virtuais de Trovas” (34 Volumes). Glosas das Trovas classificadas nos I, II, e III Jogos Florais de Balneário Camboriú, SC, em 2004, 2006 e 2008, respectivamente.

(Publicado originalmente na Revista Cerrado Cultural nº 03/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário