quarta-feira, 6 de abril de 2011

RECONSTRUÇÃO (ensaio)

Por Vânia Moreira Diniz

A reconstrução do ser humano é muito importante. Estou falando da reconstrução interior quando alegrias, tristezas, os embates da vida, sonhos realizados ou não, certezas ou decepções ficaram ali e em alguns casos trouxeram seqüelas ou permaneceram simplesmente estáticos no tempo e na intensidade.

É muito importante a reconstrução de nossas almas e corações para continuar o caminho tendo nos alimentado da verdade e revisado valores reais, eliminando os outros que só serviriam para permanecer sem efeito em nossas novas concepções ditadas pela experiência maior e mais aperfeiçoada.

Muitas vezes houve desgastes, stress, dúvidas, perdas insuperáveis, alegrias que não se aprofundaram, informações equivocadas e a incompreensão que costumamos ter quando não se trata de nós mesmos. E ainda um sentimento de culpa, que o ser humano carrega mesmo quando objetivamente nada houve que pudesse justificá-lo.

Nós somos complexos em demasia, começando do nascimento na primeira aspiração de oxigênio que nos leva a chorar por não compreender o que está acontecendo, vindo do útero quente materno que protegeu e alimentou. Ali à luz do mundo o choque é imenso, é uma brusca mudança, o desconhecido, a vida que amará logo depois, mas que no momento é um sofrimento como deverá ser a morte depois que encontrarmos o outro lado do caminho.

Nós mantemos nossos aparelhos eletrônicos, carros e computadores em constante revisão para que funcionem adequadamente, mas não lembramos quase nunca de fazê-lo em nossa máquina perfeita e humana. Acima de tudo precisamos reinventar aquilo que se tornou inútil dentro de nós e procurar a felicidade aperfeiçoando nossas potencialidades intrínsecas e substituindo as desilusões e pesadelos por novos e encantadores sonhos e pela convicção que encontraremos no caminho um desempenho atual e vigoroso.

Não importam as ferramentas que usaremos, cada pessoa saberá aquela que mais ajudará a encontrar sua alma seja análise, terapia, reflexão, valorização do amor, trabalho, regressão, introspecção, imersão e principalmente conscientização de si mesmo, na mudança de seus conceitos, sensações ou procura.

Reconstrução é a busca incessante do renascer, brotando das cinzas e construindo um mundo interior cada vez mais solidificado e verdadeiro, em harmonia com o universo, cores, música e reestruturado, completo e muito mais apto a viver e doar, recebendo também os reflexos dessa luz renovada.

Reconstrução se dá no momento que abdicamos das incoerentes perspectivas, do egoísmo avassalador e partimos rumo ao sentido real da vida.



Sobre a autora:

Vânia Moreira Diniz é natural do Rio de Janeiro, RJ, porém, está radicada em Brasília, DF. Escritora, Humanista e Pesquisadora, fundou o Centro de Treinamento de Línguas em Brasília e dirigiu-o durante 10 anos. É formada em Letras, com pós graduação em Educação. Atua como palestrante nas áreas de educação, humanas e literária, tendo sido orientadora de várias teses e monografias. Mantém o Portal Vânia Diniz: http://www.vaniadiniz.pro.br. É presidenta da Academia de Letras do Brasil, Seccional DF.

(Publicado originalmente na Revista Cerrado Cultural nº 07, em 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário